Práticas recomendadas

Ao receber um comentário machista IN GAME
Geralmente os jogos disponibilizam uma ferramenta de MUTE, ou seja, é possível mutar alguns companheiros de partida que estejam incomodando. Costumam apresentar a opção de reportar ao final do jogo também. Estas práticas, principalmente a última, é muito importante de serem utilizadas para sinalizar ao desenvolvedor o que anda acontecendo no ambiente de jogo.
Como não dispomos desse recurso na vida real, a sugestão é esgotar os comentários machistas através de práticas sociais de alto impacto. Ao longo dos posts trataremos mais sobre o assunto.

Discutir adianta?
Para obter sucesso em uma discussão, um dos pré-requisitos básicos é o respeito, e geralmente quando a vontade de discutir surge, é porque esse já faltou. Às vezes, a pessoa está em um dia ruim e tenta descontar em qualquer um que esteja online. Não adianta, nesse caso, tentar argumentar e mostrar que a atitude é agressiva e desrespeitosa. 
Muitas vezes, o silêncio é a maior arma que temos contra posicionamentos agressivos. Mas, é importante que haja atitude para mudar o rumo dos nossos destinos.

Não sou o alvo, tenho que tomar partido mesmo assim?
O ambiente é compartilhado e a qualidade dele depende de todos. Portanto, se você presenciou alguma atitude negativa com relação à gênero, raça, credo, orientação sexual, ou qualquer outra coisa, você deve sim apontar, seja por REPORT ou argumentando no chat, que aquela postura não é saudável para ninguém, muito menos para o próprio agressor, que pode ter conta banida, etc.
Na vida real, tomar partido significa dar voz aquela pessoa que está sendo desacatada. Tomar partido, portanto, significa esvaziar de sentido, fazer o opressor envergonhar-se da conduta que tomou. Então é importante que haja um esforço conjunto para remodelarmos a realidade que compartilhamos e que ainda não traz terreno fértil para posicionamentos femininos.

E se o agressor me adicionar no final do game? Aceito?
É possível que a pessoa que tenha te ofendido tente te adicionar ao final da partida. Você pode aceitar e ver qual o motivo do contato. Se for algum pedido de desculpa ou uma conversa sem ofensas, tente incentivá-lo a não repetir. Caso contrário, o exclua imediatamente. E se possível, envie um ticket para o desenvolvedor, indicando a insistência em humilhar que aquele player tem.
O mesmo vale para agressores no ambiente de trabalho ou no círculo de amizades. Devemos reportar as falhas para que esses paguem o preço e entenda, de uma vez por todas, a gravidade daquilo que vem levando com normalidade.