Preconceito, discriminação e juízo de valor: o julgamento de mulheres em cargos de liderança

Contar vantagem com base em equidade de gênero simplesmente não me parece certo. É como se você estivesse fazendo "caridade" e pagando por uma publicidade com intuito de estampar o seu feito em algum lugar.
Veja, a frase "Vamos receber um novo integrante no time e este será mulher!" é um tanto quanto descabida. Para melhor ilustrar, imagine que um casal homoafetivo irá visita-la e você anuncia esta informação para uma terceira pessoa que, no dia, também irá se juntar a vocês - se fosse um casal heterossexual, você também destacaria essa mesma informação?
Outro exemplo bem patético de ouvir recai em expressões sexistas para vangloriar um traço de personalidade que seja atrelado a "força", "poder" etc., tais como: "as vezes, você precisa por o pau na mesa" ou, ainda, "aqui todo mundo tem saco roxo" quando nem todos na sala são homens.
Então, quer dizer que eu preciso ter o sistema reprodutor masculino para expressar pontos da minha personalidade que sejam atrelados a força e posicionamento empoderado
Bom, exatamente pela concepção etimológica e apreciação cultural das frases, palavras e expressões, o discurso precisa ser o tempo todo cuidado se quisermos mudar, através de práticas sociais, as crenças limitantes que nos impuseram ao longo de todo esse tempo, fazendo-nos desacreditar de nós mesmas.
De outro modo, após ler e ouvir repetidamente perguntas descabidas e comentários grotescos como os colocados acima, a prática feminista aqui é simplesmente fazer calar os absurdos que ouvimos e redirecionar a conversa de forma que nos coloquemos como iguais aos homens. Por que? Porque não faz sentido ser tratada como diferente, com capacidade analítica reduzida ou poder de influência limitado.

Exemplo de líder mulher: Ruby McGregor.
File:Ruby McGregor-Smith CEO of Mitie Group plc.jpg - Wikimedia ...
Fonte: commons.wikimedia.org/Edward Robinson.

Precisamos suprimir comentários sexistas que colocam, por vezes, os âmbitos da personalidade e do mindset como antagônicos quando se trata de homem e mulher. Não é por que sou mulher e outra pessoa homem, que temos, por definição, estrutura de pensamentos diversas.
Piorou quando aproximam personalidades femininas das chamadas soft skills. Cara, sério? Já bastam as pautas atreladas a mulheres na política que, basicamente, são ligadas às esferas privadas da vida humana, tais como educação, saúde e saneamento básico.
Aqui, vale mencionar o artigo Flávia Biroli e Luís Felipe Miguel (2009) sobre a preponderância dos assuntos ligados a esfera privada, na atuação e discurso das mulheres na tribuna. Fonte completa: BIROLI, Flávia; MIGUEL, Luis F. Mídia e representação política feminina: hipóteses de pesquisa. OPINIÃO PÚBLICA, Campinas, vol. 15, nº 1, Junho, 2009, p.55-81. 
Em paralelo, a minha dissertação de mestrado também mostrou ser verdadeira essa hipótese para vereadoras da Região Metropolitana de Campinas (RMC) que, por sua vez, também recebem maior volume de demandas nessas mesmas áreas.
Vale pontuar que não devemos ignorar que há, de fato, para cada gênero, predisposição de certos comportamentos em detrimento de outros por conta da expectativa social. Mas, a régua é muito maior, o mundo muito mais colorido, do que qualquer juízo de valor pode comportar. E, por isso, vamos celebrar a diversidade e largar mão de julgar e generalizar as pessoas, especialmente as mulheres, combinado?

Post a comment

0 Comments