Empreendedorismo feminino

Olá, como vai? Hoje, há muitas mulheres engajadas em ajudar outras tantas no que se refere ao desenvolvimento profissional e empreendedorismo sustentável. São mães ajudando outras mães, executivas ajudando mulheres no início da carreira, e assim por diante.
Uma passeada no LinkedIn e você poderá vislumbrar uma comunidade inteira engajada em empoderar mulheres e negócios diversos que estejam sob a gestão de mulheres.
Quero contribuir um pouco com o cenário supracitado. Há pouco tempo atrás, um amigo me indicou um livro chamado "Lean Startup". Este livro foi publicado por um norte-americano chamado Eric Ries, cuja experiência propiciou que pudesse desenvolver um método mais dinâmico para testagem de hipóteses de negócio.
Em meio a conceitos de mínimo produto viável, personas e early adopters, o método lean startup permite que empreendedores testem ideias antes de investirem tempo e recursos para desenvolvimento de novos negócios. 
À título de ilustração, imaginem que Gabi possui uma pequena confecção de roupas em sua cidade e quer expandir os negócios a partir da internet. Antes de comprar um site customizado e caro, primeiro lança um perfil no Instagram e sente a demanda do produto no meio online.
Neste teste, é possível que ela crie estratégias de tração de negócios para que possa impulsionar as vendas e, somente então, decidir com maior propriedade como investir no novo canal de vendas.
De outra perspectiva, ao invés de construir um plano de negócios completo ou investir cegamente numa estratégia, você aplica, de uma maneira mais simples e barata, a ideia para mensurar como o mercado vai responder à sua oferta. É o mesmo que, sob outro exemplo, anunciar um curso que ainda não tem sequer uma página ou vídeo pronto para que, após algumas vendas, este possa ser desenvolvido com maior segurança.
Na verdade, muitas grandes empresas já atuam dessa forma. A diferença é que o investimento no lançamento é maior quando comparamos com uma pequena empresa, no início do ciclo de vida, tentando ofertar alguma proposta de valor ao mercado. 
Vale a pena ler o livro indicado acima e tatear o mercado antes de investir tempo e recurso que podem sacrificar a sua vida financeira por longo período. Boa leitura! =]


Post a comment

0 Comments