Quem lava a louça na sua casa?

Ao mesmo tempo que escrevo esta postagem percebo que a vida toda, todos esperavam que minha mãe fosse lavar a louça aqui em casa. E esta é uma designação de tarefas sexista que tende diminuir o tempo dela, ou seja, a atribuição de afazares domésticos reduz o tempo que ela poderia dedicar fazendo outras coisas, produzindo e criando qualquer coisa que ela quisesse.

Mas, agora não quero me concentrar na culpa que todos nós deveríamos carregar. Quero saber qual a solução que adotaremos para mudar este cenário. Assinalo que não estou querendo generalizar o exemplo que tenho em casa, mas sei que em muitos lares isto é uma realidade. Ficaria feliz de saber que na sua casa não é assim com a louça, mas reflita se todas as outras tarefas também ficam livres dessa condição machista.

Vamos a solução: O compartilhamento dessa simples tarefa poderia mudar a perspectiva de futuras gerações, além de mudar nosso hábito de esperar que mulheres tomem a frente de atividades como esta. Em outras palavras, proponho que cada um inicie uma campanha dentro de casa para que todos lavem sua própria louça. O que usar, lave. Não espere que alguém lave a louça suja pra você. Especialmente as mulheres que lutam todos os dias para diminuir a discriminação de gênero que sofrem na rua, na escola, no trabalho e até mesmo em casa, você não gostaria de mudar o cenário em seu benefício? Se sim, faça a campanha na sua casa, caso contrário você pode ser a próxima que receberá tal designação.

Outra solução seria enfeitiçar a escova para que ela esfregasse a louça pra você, como a Srª Weasley faz :)


Post a comment

0 Comments