A (des)construção da femalefobia

Tenho ruminado muito a respeito do que nos cabe assumir nas batalhas diárias contra o machismo e, por isso, tomada pelo espírito de renovação da Páscoa, decidi acreditar que todos nós podemos sim esgotar as palavras que formam frases ofensivas sobre a participação feminina nos jogos. Isso vale para fora da internet também, por exemplo em eventos familiares, nos quais a chance de apontar as faltas masculinas na lavagem da louça não pode ser desperdiçada.

Ontem li uma postagem num grupo que participo no Facebook que serviu como estopim para vários depoimentos de garotas que deixaram de jogar simplesmente para evitar situações desagradáveis que tendem rebaixá-las pelo fato de terem nascido mulher e isso ser incompatível com vídeo-game. 

Fiquei sem chão.

Uma artimanha seja usada: que os discursos de ódio sejam caracterizados como ininteligíveis, indignos de atenção e/ou compreensão. Ou seja, não devemos fazer esforço algum para pensar a respeito daqueles comentários maldosos que (muitas vezes) lemos nas partidas online. Conforme pesquisadores estão começando constatar, alguns sintomas depressivos foram detectados por garotas que jogam online, sem contar o assédio, sofrido pela totalidade delas.



Por outro lado, ver um comentário para um terceiro e não ajudar @ companheir@ também representa uma ausência de responsabilização por aquilo. Melhor explicando, quando você assiste outra pessoa sendo agredida verbalmente e não se posiciona, isso também denuncia sua renúncia pelos direitos iguais e respeito ao próximo. Você perde a razão de reclamar respeito apenas quando se trata de você.

Já vi acontecendo, várias vezes, uma pessoa começar dar trash talk e todos responderem com incredulidade a ponto do hater recuar e demonstrar vergonha por suas palavras. É este tipo de coisa que precisamos replicar na internet, especialmente no ambiente gamer. Vamos envergonhar os haters por sua postura desrespeitosa! O mundo não anda precisando de intolerância e mais desamor.

Post a comment

0 Comments